LIVRO E LEITURA
O PNLL trabalha com linhas de financiamento para editoras, gráficas, distribuidoras e livrarias e para a edição de livros, além de ter programas de apoio às micro e pequenas empresas; de formação para editores, livreiros e outros profissionais do setor; e de ampliação das tiragens, redução de custos e barateamento do preço do livro. A abertura de pontos alternativos de venda de livros também recebe o apoio do programa.
Mesmo se sua empresa não estiver relacionada ao mercado editorial, você pode participar estimulando o hábito de leitura de seus funcionários. Afinal, o conhecimento que eles adquirem em jornais, revistas e livros é importante para o crescimento profissional de cada um. Se você desenvolve alguma experiência de promoção da leitura, pode se inscrever em concursos promovidos pelo PNLL para reconhecer e premiar iniciativas desse tipo.
Divulgue a seus funcionários que mesmo pessoas que tenham dificuldade para ler por causa de alguma deficiência podem ter acesso às diversas obras da literatura, já que o programa coedita livros em braile, livros digitais e audiolivros. Espalhe também que quem tem talento para escrever histórias pode concorrer a prêmios literários e bolsas dirigidas a escritores.
Que tal promover campanhas de doação de livros em sua empresa e destiná-los a quem tem pouco acesso a eles? Isso vai fazer com que os empregados se unam em torno de um bem comum e aumentem sua autoestima, sentindo-se responsáveis por colaborar na educação de outros cidadãos.
Veja de que outras maneiras sua empresa pode participar do PNLL no site. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Ministério da Educação (MEC). As ações são realizadas pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Coordenadoria Geral de Livro e Leitura (CGLL).
Fonte: www.brasil.gov.br