Benefícios

O SIGRAF defende os interesses das indústrias gráficas do município do Rio de Janeiro e busca soluções para as questões que impactam a competitividade e a produtividade do setor. Além disso, o sindicato oferece uma série de benefícios voltados para o fortalecimento das empresas associadas.

REPRESENTATIVIDADE

DEFESA DE INTERESSES

Ações junto ao poder público que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, principalmente nas esferas tributária, trabalhista, de infraestrutura e logística, como a redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria. 

CONHEÇA ALGUMAS AÇÕES EM DEFESA E PARA VALORIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS:

– Ação para suspensão de campanhas contra a indústria do papel;

Agilidade no processo de licenciamento ambiental;

– Obtenção do selo FSC;

– Solução de conflito tributário que afligia o setor há mais de três décadas (ICMS e ISS);

– Realização do Prêmio Werner Klatt;

– Emissão de laudo de capacitação técnica;

–  Aprovação da Lei  nº 4344 de 27 de maio de 2004 – Institui o Programa de Desenvolvimento do Setor Gráfico – RIOGRAF e dá outras providências;

– Decreto nº 86.873, de 26 de Janeiro de 1982Proíbe a criação de unidades orgânicas de artes gráficas na Administração Federal direta e indireta, bem como nas fundações instituídas ou mantidas pela União, e dá outras providências;

– Decreto nº 6.025 de 14 de setembro de 1982 – Proíbe a criação de unidades orgânicas de artes gráficas na Administração estadual direta e indireta, bem como nas fundações instituídas ou mantidas pelo estado e dá outras providências.

E ainda:

– Entrada de mandado de segurança para suspensão dos efeitos do Convênio ICMS nº 48/2013, que determina prévio credenciamento na Sefaz e Recopi Nacional pelos estabelecimentos que realizam operações com papel imune de imposto;

– Prevalência da convenção coletiva frente aos pisos salariais do estado do Rio de Janeiro;

– Regulamentações mais simplificadas para micro e pequenas empresas;

– Minimização dos impactos do Bloco K do Sped Fiscal, que exige que as indústrias informem mensalmente à Receita Federal detalhes de seus processos produtivos, e do e-Social, que reúne em uma única plataforma digital informações sobre empregados;

– Revogação da liminar que proibia concessão de incentivos fiscais no estado do Rio;

– Flexibilização da NR-12, que trata da segurança no uso de máquinas e equipamentos, para permitir, por exemplo, a adequação sem prejuízo na produção e sem necessidade de investimento;

– Revogação da Taxa Única (Trimestral) de Serviços Tributários da Receita Estadual, que previa a antecipação da cobrança sobre os serviços prestados pela receita que incidia sobre todas as empresas contribuintes de ICMS.

COMPETITIVIDADE

Oportunidades de negócios

Divulgação periódica de licitações públicas disponibilizadas pelo Brasil Licitações.

Programa Benefícios Estendidos
Condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras do Sistema FIRJAN, como veículos para renovação de frota e software emissor de nota fiscal eletrônica.

Encontros de negócios 
Ótimas oportunidades para conhecer fornecedores e compradores, gerando novos negócios, networking e parcerias.

Eventos técnicos

Palestras, workshops e seminários com informações setoriais relevantes para as empresas.

Participação em caravanas empresariais

Os associados do SIGRAF podem participar de caravanas para importantes feiras do setor, como Expoprint Digital, Fespa e Serigrafia Sign Future Textil. São oportunidades para troca de experiências, identificação de fornecedores e conhecimento de inovações, funcionando como um estímulo a novos negócios e à elevação da competitividade empresarial.

Informações técnicas internacionais

Acesso a todo o conteúdo elaborado a partir de missões institucionais internacionais, como à feira Drupa. São informações técnicas sobre as tendências do mercado, inovações e equipamentos.

Capacitação profissional
Cursos do SENAI em diversas modalidades: iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos. Além do SIGRAF disponibilizar vagas gratuitas em cursos do setor gráfico, todo mês o sindicato promove cursos de gestão e/ou capacitação, onde associados têm descontos ou gratuidade.

Educação executiva
Destinado aos empresários, executivos e líderes, os cursos do Programa de Educação Executiva do IEL apresentam os modelos de gestão praticados por empresas de referência, de forma objetiva e moderna. São cursos de curta e média duração, onde associados têm descontos no valor da inscrição.

Suporte e informação para linhas de crédito e programas de financiamento 
Apoio e orientação qualificada para captação de recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos junto a instituições de fomento. Além desta assessoria, o Sistema FIRJAN possui um posto de informações do BNDES. O serviço é gratuito e presta informações e orientações sobre as políticas e formas de atuação do órgão.

Atestado de não similaridade

Agilidade na emissão do documento exigido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo é gerar benefícios fiscais relacionados ao ICMS sobre a operação de importação ou aquisição interestadual.

Assessoria jurídica 
O SIGRAF oferece gratuitamente assessoria jurídica trabalhista* e tributária**. Além disso, os associados contam com consultoria do Sistema FIRJAN nas áreas Cível, Trabalhista, Tributária, Empresarial, Legislativa, Ambiental e de Propriedade Intelectual. O SIGRAF presta assistência aos associados em questões trabalhistas e tributárias, inclusive em audiências.

Assessoria em Meio Ambiente 
Aconselhamento técnico sobre gestão, boas práticas e legislação.

Assessoria de Responsabilidade Social
Apoio na elaboração de métodos, processos e ferramentas de melhoria da gestão, levando em conta os fatores sociais, econômicos e ambientais. Estímulo e apoio técnico às empresas no desenvolvimento de projetos sociais próprios e na implementação de programas dessa área criados pelo Sistema FIRJAN e pelo Departamento Nacional do SESI.

Inovação
Assessoria e orientação empresarial qualificada em temas ligados à gestão do processo de inovação, como captação de recursos por meio de serviços de engenharia financeira, gestão da propriedade intelectual. As empresas também contam com o Laboratório Aberto SENAI, com equipamentos de ponta e novas tecnologias.

Assessoria em negócios internacionais

Incorpora todas as áreas de promoção de negócios internacionais: investimento, transferência de tecnologia, importação e exportação, ações orientadas para a inteligência e defesa comercial, capacitação, disseminação de informações e serviços que facilitam a prática do comércio exterior.

Ata Carnet

Agilidade na emissão do Ata Carnet, espécie de passaporte aduaneiro internacional de mercadorias. Com o Ata, é possível exportar e importar produtos temporariamente com isenção de impostos de maneira fácil, ágil e segura. O documento permite que itens como amostras comerciais, bens utilizados em exposições, feiras e congressos, bem como equipamentos profissionais possam entrar e sair, temporariamente, de mais de 74 países.

 Demanda legal

Institutos de tecnologia, infraestrutura de ponta e corpo técnico altamente qualificado para sua empresa ficar em dia com as exigências da legislação nas áreas de bioprocessos, educação profissional (eletricidade, logística e segurança do trabalho), meio ambiente e responsabilidade social.

PRODUTIVIDADE

Empresa Mais Produtiva

Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

NR-12 – Diagnóstico e plano de adequação

Assessoria para proporcionar mais segurança aos operadores de máquinas e equipamentos, por meio da utilização de dispositivos de proteção que impedem o trabalhador de ter acesso a perigos que possam existir nas máquinas com as quais trabalham. As informações coletadas são o ponto de partida para a elaboração do plano, que identifica, analisa e prioriza os riscos de cada máquina, possibilitando um cronograma de ações com etapas, tarefas, responsáveis e prazos.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Programa que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte das empresas, de ações que promovam e preservem a saúde do conjunto de seus trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho.

QUALIDADE DE VIDA

Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais 
Programas do SESI voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

Atendimento médico 
Condições especiais para atendimento no SESI de trabalhadores das empresas associadas: consultas, exames e programas integrados nas áreas de medicina, odontologia e esporte. Além de check-ups para executivos.

Campanhas de vacinação

Condições especiais na aquisição de vacinas para imunização de funcionários contra doenças que podem reduzir a produtividade das empresas associadas.

Lazer
O SESI possui uma estrutura de esporte e lazer completa e diversificada para os trabalhadores e suas famílias, da qual os associados do SIGRAF usufruem com tarifas diferenciadas.

 

Consultoria Jurídica

* Trabalhista:

DRª FERNANDA FARIA MADEIRA.
Tel.: (21) 2580-8045
Fax.: (21) 2580-1929
E-mail: adm@sigraf.org.br
Sede SIGRAF: Rua Sá Freire, 33 – São Cristovão – Rio de Janeiro – RJ

**Tributária:

MADEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS.
Tel.: (21) 2580-8045
Fax.: (21) 2580-1929
E-mail: adm@sigraf.org.br
Sede SIGRAF: Rua Sá Freire, 33 – São Cristovão – Rio de Janeiro – RJ

 

 

Clique aqui para se associar

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.