Fundação Gutenberg

A FUNDAÇÃO GUTENBERG DE ARTES GRÁFICAS é uma instituição vinculada ao empresariado gráfico do Rio de Janeiro, através do estreito contato com a Abigraf RJ e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente uma de suas principais atividades é a administração do convênio intitulado Fábrica de Livros. Apesar de o nome fábrica remeter à imagem de uma grande estrutura industrial, a Fábrica de Livros é uma oficina composta basicamente por uma área de pré-impressão, uma impressora DocuTech P&B, uma colorida DC51 e uma encadernadora Titan BB3000, para acabamento de livros colados com lombada quadrada. Este parque de impressão está instalado nas dependências da Escola Senai de Artes Gráficas do Rio de Janeiro.

Esta estrutura enxuta visa justamente alcançar um dos objetivos do convênio firmado entre a Fundação Gutenberg e o Senai RJ, que é mostrar a viabilidade econômica da impressão digital sob demanda e como empresários brasileiros podem, através da aquisição de tecnologia similar, iniciar novos negócios altamente lucrativos com um pequeno aporte de capital, comparado ao de uma estrutura gráfica tradicional, além de possibilitar aos autores independentes a chance de imprimir seus livros a preços baixos, a partir de 10 exemplares, o que seria impossível nos sistemas de impressão convencionais. Viabilizando projetos de escritores iniciantes, e mesmo de pequenas editoras, a Fábrica de Livros, depois de várias participações em programas de rádio e TV, está sendo cada vez mais procurada.

Outro aspecto importante do convênio é que 50% da receita líquida arrecadada pelas atividades da Fábrica são destinadas à melhoria tecnológica da Escola de Artes Gráficas do Senai-RJ e parte da receita restante é aplicada em obras sociais.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.