Notícias

Liminar do STF impede ANTT de multar empresários que descumprirem a tabela de frete

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a aplicação de multas para empresas que não cumprirem a tabela de fretes. A proibição é uma reivindicação da Firjan por considerar que o tabelamento vai contra o princípio do livre mercado, fixando preços mínimos que resultarão em custos mais elevados para toda a sociedade.

A decisão do ministro Luiz Fux, concedida nesta quinta-feira (06/12), tem caráter provisório. Com isso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está impedida de aplicar multas até o julgamento da constitucionalidade do tabelamento pelo plenário do Supremo.

A tabela foi estabelecida pela Medida Provisória nº 832/2018, durante a greve dos caminhoneiros, no fim de maio, e regulamentada pela Resolução nº 5820, em 30/05, da ANTT. Em seguida, a Medida foi convertida na Lei n.º 13.703, instituindo a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.

“É uma medida positiva e importante, pois impede que haja a aplicação de multas e outras sanções às empresas pela não observância da tabela de frete. Ainda que a liminar seja provisória, ela trará segurança jurídica aos afetados, proibindo a ANTT e outros órgãos de aplicarem medidas contra aqueles que descumprirem a tabela, pelo menos até que sua constitucionalidade seja apreciada pelo STF”, explica Gustavo Alencar, consultor jurídico da Firjan.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.