Notícias

GOVERNANÇA CORPORATIVA É DEBATIDA NO FÓRUM IEL DE GESTÃO EMPRESARIAL

 

A governança corporativa envolve processos que consideram as formas pelas quais a empresa dirige, monitora e implementa suas ações e o relacionamento com investidores, gerentes e funcionários. “Esse é um tema que abrange princípios como a transparência, equidade, prestação de contas e a responsabilidade empresarial. É uma questão importante no momento atual”, destacou Angela Costa, vice-presidente do Sistema FIRJAN. 

 

Para apresentar a experiência de uma empresa de estrutura familiar na implementação da governança corporativa, representantes da Gráfica Drumond falaram sobre sua participação no Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho. Convidados a participar do programa, eles realizaram uma avaliação interna que permitiu a elaboração de ações estratégicas para melhorias da gestão. 

 

De acordo com Roberto Drumond, gerente administrativo da empresa, o ambiente familiar impõe uma maior necessidade de organização interna. “É um desafio trabalhar em família, mas do portão para dentro somos uma instituição com regras e objetivos”.

 

Andres Cristian Nacht, presidente do Conselho de Administração da Mills, ressaltou a importância da governança corporativa para o relacionamento com investidores e as iniciativas recentes da companhia, como o estabelecimento de ouvidorias internas e um canal de comunicação independente. Com capital aberto, a empresa criou um Comitê de Gestão de Risco e Compliance para apurar processos internos.

 

O evento também abordou os aspectos legais da governança corporativa. De acordo com Marlos Gomes, auditor da FIRJAN, a estrutura de compliance pode auxiliar as empresas para o abrandamento de eventuais penas e multas previstas na Lei Anticorrupção (Decreto 8.420/15), além de mitigar riscos de violação aos programas de integridade e proteger empresários e acionistas. 

 

“O Programa de Integridade deverá ser considerado na aplicação de sanções pela Controladoria Geral da União. Mas não basta tê-lo formalmente, é preciso que seja eficaz”, explicou o auditor. O Fórum IEL de Gestão Empresarial foi realizado na sede do Sistema FIRJAN, no dia 22 de julho.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.