Notícias

FIRJAN PREPARA MANUAL SOBRE OBRIGAÇÃO AMBIENTAL DO IBAMA

 

A primeira entrega, prevista para novembro, é um manual de respostas para dúvidas frequentes levantadas pelos empresários associados à FIRJAN, que estão registrados no CTF/APP. Para a elaboração do documento, a Federação mapeou as sugestões de indústrias que participam do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e de empresas e sindicatos associados que apresentaram dúvidas ao Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental.

 

Após a entrega do manual, caso sejam identificados outros pontos comuns de dúvida, a FIRJAN entregará um documento ao Ibama sugerindo melhorias no sistema de acesso ou novas ações. “Acreditamos que é importante abrir canais de interlocução com a indústria, por isso, essa parceria com a FIRJAN é fundamental”, disse Edylene Monteiro de Brito, chefe do Setor de Cadastro do Instituto.

 

O CTF/APP é uma obrigação prevista na Instrução Normativa Ibama nº 06/2013. Caso não o preencha, a empresa fica sujeita a multa, além de não poder emitir o Certificado de Regularidade do Ibama, que é exigido para emissão de licenças ambientais, participação em licitações públicas, compra e venda de produtos controlados por legislação ambiental.

 

Acesse o site do Ibama para saber mais sobre o cadastro.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.