Notícias

ENTREVISTA FRANK ROMANO – O FUTURO DA INDÚSTRIA GRÁFICA

 

CARTA DA INDÚSTRIA – Como as novas tecnologias têm impactado o setor gráfico? 

 

FRANK ROMANO – Nos últimos 30 anos, tivemos mudanças importantes nesse mercado. Atualmente o setor é composto, na verdade, por várias indústrias integradas pela tecnologia. E todos competem com todos. Lojas de impressão têm equipamentos para imprimir todo tipo de coisa. Se o empresário quiser entender a indústria gráfica tem que captar as tendências tecnológicas do mercado, pois há alguns segmentos que vão crescer e outros que irão declinar. 

 

CI – Quais as perspectivas futuras para a indústria gráfica? 

 

FR – A tendência é que a impressão digital de grande formato seja tão comum quanto a offset. Temos que entender que a internet não é inimiga, mas sim uma aliada. A impressão vai continuar independentemente do declínio dooffset. A impressão não vai morrer, será uma alternativa viável por um longo tempo ainda. Sempre haverá algo novo e a nossa indústria existe por causa dos novos produtos. As empresas que entenderem isso serão as que dominarão o mercado. 

 

CI – Que princípios devem estar presentes no modelo de negócios de uma indústria gráfica? 

 

FR – Para ter sucesso na indústria de impressão você tem que ser muito ágil e flexível. Não é mais possível ter uma postura rígida e dizer que sua empresa possui uma determinada máquina de impressão e é a única coisa que pretende ter. É preciso compreender que o digital, ooffset e todas as novas tecnologias devem trabalhar em conjunto. E encontrar a combinação correta desses elementos para atender aos seus clientes é o que permite ter sucesso no negócio. 

 

CI – Que desafios a indústria gráfica enfrenta atualmente? 

 

FR – Não conheço o mercado do Brasil a ponto de fazer uma análise sobre a indústria no país, mas nos Estados Unidos a indústria gráfica migrou para outros lugares. Quando se tornou digital foi para a China. Mas agora é tempo de nivelar e começar a crescer novamente. Acho que vamos ver o retorno da fabricação de produtos para o mundo industrializado. 

 

CI – Que oportunidades a impressão digital pode trazer para o setor gráfico? 

 

FR – A impressão digital não é a resposta completa. Ela é uma parte de muitas outras. Mas é algo que dá a flexibilidade de estar preparado para lidar com o curto prazo. E essa é a chave da questão. O empresário precisa estar pronto para gerenciar tudo, do prazo mais curto para o mais longevo. É por isso que acredito que deve haver uma combinação do digital com o offset para se alcançar o sucesso.

 

Fonte: Carta da Indústria

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.