Notícias

EMPRESÁRIOS CONHECEM TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA E MERCADO NO GIRO GRÁFICO

 

 

A Global Trends, apresentada pela Drupa, apontou que, em 2015, aumentou o número de gráficas que investiu em tecnologias de impressão, acabamento, pós-impressão e workflow, indicando uma valorização de todas as etapas do processo produtivo, explicou Carolina Jaguribe, especialista de Desenvolvimento Setorial do Sistema FIRJAN.

 

Também em 2015, o mercado de offset apresentou um aumento de ordens de serviço com menor tiragem e uma exigência de prazos mais curtos. Já na impressão digital, parte das empresas do segmento gráfico indica estar aderindo gradualmente a essa tecnologia. “As gráficas não estão migrando totalmente para esse tipo de impressão, mas aumentando seu leque ao incluí-lo no portfólio”, afirmou Carla Geraldo, especialista do Centro de Referência de Artes Gráficas da FIRJAN.

 

Outra tendência identificada no mercado global é a crescente presença da impressão funcional. As especialistas apresentaram exemplos de impressão funcional e de cross mídia, como a realizada diretamente em vidro com realidade aumentada.

 

Para Osmar D’Almeida Santos Filho, sócio da Gráfica Onida, é importante que as empresas se atualizem com as tecnologias apresentadas. “O estado do Rio não pode ficar fora disso, porque é um mercado grande a ser explorado”, garantiu o empresário, que também é diretor do Sigraf.

 

 

De acordo com as especialistas da Federação, há uma mudança de comportamento entre os fornecedores de equipamentos para o setor. Uma das soluções encontradas é a formação de parcerias entre empresas com diferentes expertises, de forma que consigam utilizar a tecnologia com ganhos de escala e tempo.

 

“O Giro é fundamental para levarmos às nossas empresas as tecnologias e dados que impactam o setor, porque a partir desse conhecimento podemos evoluir e nos tornarmos mais competitivos em face aos concorrentes”, pontuou José Carlos Meneghetti, diretor do Sigraf e presidente da Zit Gráfica e Editora.

 

O Giro SENAI Gráfico aconteceu em 9 de novembro, no SESI/SENAI Maracanã, e contou com apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf).

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.