DOZE PROJETOS DO SIGRAF CONCORREM AO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS SINDICAIS
Comunicação, Programas de Associativismo e Promoção Comercial
As Circulares e Informativos divulgados pelo sindicato e o serviço de assessoria jurídica e tributária oferecido gratuitamente às empresas associadas concorrem na categoria Comunicação, Programas de Associativismo e Promoção Comercial. Através das circulares, são oferecidas, periodicamente, informações técnicas, tecnológicas e comerciais relevantes para o mercado gráfico.
“A orientação e a atualização em relação a assuntos de abrangência do setor fortalece as empresas e contribui para a realização de novas práticas e para o conhecimento de novos processos. A disseminação de informações setoriais, eventos e cursos agregam conhecimento aos negócios de nossos associados e possibilitam o aprimoramento técnico dos colaboradores da área”, acredita o presidente do Sigraf, Carlos Di Giorgio.
A Semana Gráfica realizada pelo Sigraf também está concorrendo na categoria. Com três dias de duração, o evento anual engloba ações em parcerias com empresas, o ciclo de palestras CICLOGRAF, uma rodada de negócios e a cerimônia de entrega de troféus do Prêmio de Excelência Gráfica. O evento busca incentivar a inovação tecnológica do segmento gráfico do Rio de Janeiro, promover ações de marketing para a visibilidade da indústria gráfica local no cenário nacional, divulgar novidades e tendências do mercado, qualificar tecnicamente o segmento gráfico e, ainda, estreitar os laços com fornecedores.
Outra prática do Sigraf ligada à Comunicação, Programas de Associativismo e Promoção Comercial está o apoio gráfico para confecção do Catálogo Rio+Design, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro apoiado pelo sindicato, em parceria com o Sistema FIRJAN e o SEBRAE-RJ. O Rio+Design tem o desenho industrial como instrumento agregador de valor ao produto e serviço fluminense e busca conscientizar as empresas fluminenses quanto ao emprego do design em seus produtos, nas intervenções urbanas, sinalizações das cidades e praças, entre outros.
Ainda na mesma categoria, o Sigraf concorre com o Prêmio de Excelência Gráfica Werner Klatt, através do qual incentiva o mercado à adoção de novas práticas aliadas às novas tecnologias e processos na busca da qualidade e originalidade dos produtos. Em suas 11 edições, o prêmio Werner Klatt já inscreveu, em média, 550 peças oriundas de gráficas de todas as regiões do estado.
“Com a realização do Prêmio de Excelência Gráfica Werner Klatt buscamos incentivar toda a cadeia produtiva do segmento ao caprichoso aprimoramento. Como principal resultado, temos a participação das peças premiadas na Feira de Design em Milão, possível graças ao nosso projeto de apoio ao Catálogo Rio+Design”, conta Di Giorgio.
Já através do projeto “Boa Impressão”, o Sigraf presta assessoria no serviço de confecção e impressão de material diário durante eventos voltados para a indústria. Em sua primeira ação, o projeto realizou a impressão diária de jornais informativos durante a Feira do Empreendedor 2013, com conteúdo desenvolvido pela assessoria de imprensa do SEBRAE-RJ.
Para finalizar a lista de boas práticas nesta categoria, o Sigraf concorre com o projeto “Boas Ações”, pelo qual disponibiliza recursos, inclusive financeiros, para apoio a causas sociais. Atualmente, o “Boas Ações” engloba os projetos sociais conjuntos da Casa do Papai Noel e da Fundação Gutenberg, com a doação de brinquedos e verba de apoio para subsidiar sustento de pessoas com necessidades especiais.
“Além de desenvolver o setor industrial de nosso estado, temos muita satisfação em contribuir de maneira efetiva para a realização de boas ações junto à comunidade fluminense”, conta Di Giorgio.
Responsabilidade Socioambiental
Na categoria Responsabilidade Socioambiental, o Sigraf concorre com o projeto “Seu Conto é a Nossa História”, parte do Programa SESI Cidadania, onde o sindicato apoia o processo da confecção e impressão de livro escrito pelas crianças e jovens de uma comunidade carente, promovendo a autoestima e orgulho da própria comunidade em relação a sua realidade.
Também nesta categoria está o Procompi Gráfico, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae, que apoia e capacita as empresas gráficas para obtenção da Certificação do Selo Verde – FSC (Forest Stewardship Council), certificando a empresa gráfica e destacando-a como uma empresa responsável que utiliza papel proveniente de floresta manejada de forma sustentável.
O Procompi Gráfico busca certificar as empresas através do Conselho Brasileiro de Manejo Ambiental, considerando três princípios para a gestão do negócio: ser ambientalmente adequado, socialmente justo, economicamente viável.
“O Selo FSC é exigido para a participação em licitações públicas. Até hoje, já ajudamos 22 empresas em busca da certificação”, conta o presidente do Sigraf.
O Inventário para NR-12 é mais uma ação que concorre na categoria Responsabilidade Socioambiental. O objetivo do inventário é orientar as empresas gráficas a seguirem as medidas de proteção e meios de redução de risco no ambiente das oficinas, conforme recomendação da Norma NR-12. O projeto foi desenvolvido em parceria com o SESI/SENAI e baseia-se na elaboração de inventário com demarcação de áreas críticas das oficinas, mapa dos riscos e capacitação das empresas para adequação e implantação de medidas de segurança necessárias, isentando-as de possíveis sanções junto à fiscalização oficial.
O último projeto inscrito no Prêmio Melhores Práticas Sindicais é o programa de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, que busca alinhar a indústria gráfica à ecologia através de uma campanha sistemática de valorização do papel e informações sobre questões de sustentabilidade. O projeto preza a conscientização do valor real da cadeia produtiva de celulose, papel e impressão como um dos setores de menor emissão de gás de efeito estufa do planeta, utilizando processos cada vez mais limpos e tecnologias de produção que respeitam o equilíbrio do meio ambiente.
“A produção de papel não é a maior causa do desmatamento global. A madeira, a celulose e a produção de papel responsável garantem o crescimento saudável das florestas”, explica Di Giorgio.
A premiação ocorrerá no dia 18 de novembro de 2014, na sede da FIESP, em São Paulo. A premiação será feita aos representantes dos sindicatos em cada uma das categorias.