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Conexão Setorial promove novos modelos de negócios

Empresários e especialistas de diferentes segmentos e regiões do estado do Rio participaram, nesta quarta (29/08), do seminário Conexão Setorial. O evento, organizado pela Firjan em formato inédito no país, teve como objetivo gerar oportunidade de negócios entre as indústrias. O seminário contou com uma série de palestras setoriais e de momentos de networking envolvendo Alimentos e Bebidas, Audiovisual, Construção Civil, Gráfico, Joias, Mobiliário, Moda, Plástico e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação, ressaltou que ações assim aumentam a competitividade das empresas. “Já temos uma atuação bastante estratégica setorialmente. O desejo agora foi ampliar as perspectivas de resultados, por meio do compartilhamento de experiências que gerem negócios conjuntos e networking”, enfatizou. Na abertura, Fabíola Paes, cofundadora da Neomode e mestre em Tecnologia do Varejo Omnichannel, apresentou a palestra “Omnichannel: a experiência do usuário nos multicanais”. Junto com Rafael Untura, gerente de Analítica e CRM da Natura, ela apresentou as possibilidades geradas pelas novas tecnologias.

Integração
O conceito de omnichannel significa a integração dos pontos de venda físico e virtuais, com diversas aplicações que vêm transformando a interação com o consumidor. “O novo consumidor, sempre conectado ao celular, faz a empresa repensar seu modelo de vendas, que precisa estar em vários canais, todos integrados. A estratégica aumenta o gasto médio do cliente”, afirmou Fabíola, ao apresentar vários exemplos. Além dos múltiplos canais, ser omnichannel pode envolver inteligência artificial e de dados, robôs e uso de sensores e de QR Code no material impresso, entre outros. Outra tecnologia é a realidade aumentada, aplicada, por exemplo, pela construção civil, para que o cliente “experimente” virtualmente um produto em sua casa antes de efetuar a compra.

Untura acrescentou que o conceito de omnichannel envolve reduzir os pontos de fricção, ou seja, os atritos entre o desejo do consumidor e a realização da compra. “A integração das consultoras da Natura com o modelo de vendas online aumentou o resultado dessas profissionais em 14%”, contou ele. Para dar os primeiros passos nesse universo, Untura e Fabíola recomendam aos empresários a busca de startups que ganhem por resultado ou a adesão a plataformas já existentes. “Mesmo que tenha uma margem cobrada, às vezes elevada, vale a pena, pois vai permitir que a empresa entre nesse universo e amplie suas possibilidades”, orientou Fabíola.

Da teoria à prática
Para Roberto Leverone, fundador do Grupo Floc, o tema abordado nas palestras veio na hora certa, pois sua empresa está implantando um sistema para iniciar vendas online. “Vou aprofundar os conhecimentos sobre omnichannel, porque é a sobrevivência do negócio que está em questão. Foi interessante saber que a presença física do produto vai persistir”, observou ele, que também é presidente do Fórum da Moda da Firjan.

Para Carlos Di Giorgio, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf) e vice-presidente Abigraf, o ponto alto foi a convergência setorial, que pode trazer bons resultados para a economia do estado. “Esse tipo de evento deve ser ainda mais explorado pela Firjan, pois nos permite demonstrar as práticas e as oportunidades de negócios entre as diversas cadeias produtivas”, acentuou.

Durante o evento, Carlos Magno, gerente geral de Negócios da Firjan, colocou à disposição dos associados um pacote de serviços da federação voltados para o fomento à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e à inovação, por meio de parceria com startups. O objetivo é estimular a adoção de tecnologias digitais, para adaptação à indústria 4.0.

Fonte: Firjan

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