Notícias

AVIÃO A ETANOL

 
Além disso, nos últimos 8 anos as vendas foram impulsionadas pelo Ipanema 202-A, o primeiro avião produzido em série no mundo com certificado a operar movido a etanol (álcool hidratado), mesmo combustível usado em automóveis.
 
Etanol reduz o impacto ambiental e melhora o desempenho da aeronave
 
A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave.
 
Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas. Ele também ajuda a combater incêndios, vetores e larvas.
 
Atualmente, em torno de 30% da frota de modelos Ipanema do Brasil já é formada pelo 202-A.
 
O combustível tem grande impacto em toda a cadeia de operação do modelo. Além de ser menos poluente, o etanol faz uma grande diferença no desempenho da aeronave. Com ele, o motor roda mais frio, o que diminui seu desgaste e permite a extensão da Revisão Geral do Motor (TBO). A potência é maior, enquanto que o custo operacional tem uma diminuição considerável.
 
Considerando uma frota de 600 aviões, o modelo demanda 21,6 milhões de litros de etanol e gera redução de US$ 13,5 milhões por ano no custo operacional.
 
A Indústria Aeronáutica Neiva apresentou protótipo em 2004. Foram dois anos entre pesquisa, aperfeiçoamento do modelo, testes e a certificação pelo Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).
 
A fuselagem do avião é toda construída com tubos metálicos de aço especial, que absorve impactos em caso de colisão, e os painéis externos são de fácil remoção para limpeza.
 
Além disso, as rodas do trem de pouso de grande diâmetro e com grande distância entre eixos proporcionam maior estabilidade na hora do pouso e da decolagem.
 
Fontes: Indústria Aeronáutica Neiva e Embraer

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.