ATUAÇÃO DO SISTEMA FIRJAN FOI DETERMINANTE PARA O FIM DA MULTA DE 10% SOBRE O FGTS
O fim do adicional de 10% representará um impacto importante para a competitividade de nossa indústria. “Esta é uma vitória para todas as empresas brasileiras, que tiram de seus ombros mais esta parcela do custo Brasil”, comemorou o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
A Federação demonstrou, através de dois estudos, o peso da contribuição para o setor empresarial. Em maio, a nota técnica “Adicional de 10% do FGTS: um peso injustificável às empresas” calculou o prejuízo às empresas em R$ 3,6 bilhões com adicional de 10% sobre o FGTS só em 2011.
O resultado do levantamento foi informado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que alertou para o impacto da cobrança na competitividade e pediu apoio do governo pelo fim da multa. Nas reuniões com lideranças partidárias no Congresso, o estudo também foi apresentado.
Na véspera da votação do PL 200/12, em um esforço concentrado, o Sistema FIRJAN participou de mobilização, em Brasília, com representantes de outras federações de indústria, CNI, associações empresariais e sindicatos para explicar a parlamentares o impacto da manutenção dos 10% na competitividade industrial.
Fonte: www.firjan.org.br