LEAN PRINTING OTIMIZA PRODUÇÃO E AUMENTA RENTABILIDADE DO SETOR GRÁFICO
Foi com o intuito de aprender sobre essa metodologia e aprofundar conhecimentos de gestão de negócios que empresários e líderes sindicais da indústria gráfica fluminense participaram do curso Lean Printing, oferecido pelo Programa de Educação Executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
De acordo com o consultor Marcelo Ferreira, instrutor do curso, uma das principais mudanças promovidas por esse modelo é substituir o paradigma de produção do setor, diferente de outros segmentos industriais.
“As indústrias tradicionais montam seus projetos em torno do que irão produzir e vender, no que será rentável para elas. Já o setor de impressão trabalha para atender aos prazos, preços e objetivos do consumidor, o que é extremamente cruel para sua lucratividade”, explicou Ferreira, que é membro da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).
A gestão da qualidade, a padronização de processos e matérias-primas e o foco no cliente interno são ações primordiais na implantação do Lean Printing, segundo o especialista. Ferreira destaca que uma das causas de desperdício na produção é aplicar o controle de qualidade apenas sobre o produto já finalizado.
No conceito Lean Printing, a qualidade é verificada em cada etapa do processo de produção, permitindo que haja tempo hábil para eventuais correções. Marcelo Ferreira explica que dessa forma, os setores trabalham como clientes internos uns dos outros. Já a padronização é necessária para evitar problemas como a subutilização de maquinários: “A ideia de se produzir apenas o que for vender precisa ser absorvida por essa indústria”.
O curso abordou ainda questões como integração de departamentos estratégicos nas empresas gráficas, ações para melhorias contínuas, avaliação de resultados e conceitos básicos do indicador de eficiência global do processo produtivo, entre outros.
Para o empresário Aderbal Falcão, sócio-gerente da AJ Rio Gráfica e Editora e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do estado do Rio de Janeiro (SIGRAJ), a capacitação foi ao encontro de uma demanda do setor por atualização às evoluções tecnológicas e de gestão.
“A FIRJAN está sempre atenta aos interesses e necessidades do empresário, e iniciativas como esse curso são fantásticas. Sabemos que a gestão de produção enxuta é importante e queremos aprender como implantá-la em nossas empresas”, pontuou.
Márcia Carestiato Sancho, diretora-executiva da Carestiato Editores e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (Sindgraf), ressaltou que absorver novas técnicas é importante para a reciclagem do segmento gráfico: “O Lean Printing pode agregar trazendo mais rentabilidade às indústrias de impressão. Precisamos produzir com custos mais baixos para sermos mais competitivos”.
A capacitação setorial aconteceu entre 11 e 12 de maio, na unidade Tijuca da Federação. O curso foi promovido pelo IEL e pela Gerência Geral de Desenvolvimento Setorial da FIRJAN.
Fonte: Sistema FIRJAN