Notícias

REVOGAÇÃO DAS LIMINARES QUE SUSPENDIAM O RECOLHIMENTO DO FEEF

 

O entendimento do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi de que “não haveria instituição de novo imposto”, mas mera revogação parcial de benefício concedido conforme autorizado pelo CONFAZ.

 

Em consequência disso, as empresas associadas ao CIRJ e Sindicatos, que antes se encontravam amparadas pelas liminares, estarão obrigadas, a partir de agora, a recolher o FEEF, com juros e eventual multa.

 

Caso a empresa não queira recolher os referidos valores, há a opção da ação individual, com a realização de depósitos judiciais dos montantes envolvidos.

 

O Sistema FIRJAN já está trabalhando no recurso a ser apresentado em face desta decisão, embora as possibilidades de restabelecimento das liminares não sejam muito boas no momento.

 

Vale lembrar, por fim, que esta discussão judicial ainda aguarda manifestação dos Tribunais Superiores, especialmente do Supremo Tribunal Federal, que ainda não julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela CNI a pedido da FIRJAN.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.