Notícias

DECISÃO DO STF DEVE SUSPENDER NOVA OBRIGAÇÃO DE OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL

 

A Emenda Constitucional nº 87/2015 incluiu na Constituição Federal nova sistemática de cobrança do ICMS sobre as operações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado e alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), dispondo que no caso de operações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte localizado em outro Estado, o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual será partilhado entre os Estados de origem e de destino até 2018 (a partir de 2019 será o ICMS neste caso recolhido todo no destino).

 

O Convênio ICMS nº 93 regulamentou trouxe os procedimentos para o cálculo do imposto devido, o cumprimento das obrigações acessórias e a partilha do ICMS nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade federada. Na Cláusula 9ª o Convênio estabeleceu que as novas regras também se aplicam aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, em relação ao imposto devido à unidade federada de destino.

 

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5464, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil alegou que “o CONFAZ não poderia determinar a aplicação do convênio às micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional, em razão da ausência de lei complementar e de norma constitucional nesse sentido”. A medida liminar, a ser referenda pelo Plenário do STF, depende ainda da publicação e do cumprimento pelos Estados e pelo Distrito Federal.

 

O Sistema FIRJAN, sempre atento às necessidades dos sindicatos e empresas que representa, continua acompanhando este e outros assuntos e atuando em prol dos interesses da indústria.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.