Notícias

BÚSSOLA PARA O DESENVOLVIMENTO

 

Para sua elaboração, empresários de todo o estado do Rio vão participar de reuniões para destacar pleitos regionais, estaduais e nacionais de transformação do ambiente de negócios, e estimular o debate sobre as principais questões que afetam o dia a dia das indústrias e de todo o seu encadeamento produtivo. O Mapa trará uma visão geral para o estado do Rio, nove agendas regionais e uma para a capital, que servirão como instrumento de debate nas eleições municipais deste ano, representando o pleito da indústria para o crescimento local.

 

A nova edição traz uma visão de longo prazo indispensável para um planejamento sustentado. O documento contará com um modelo de gestão que permite a análise sistemática dos avanços e o acompanhamento das propostas e ações, sendo atualizado permanentemente, para manter vivo seu propósito e relevância.

 

Cada desafio elencado apresentará propostas de atuação do Sistema FIRJAN para ajudar o estado do Rio a entrar em um novo ciclo de desenvolvimento, servindo como canal para expressar a voz da indústria e dos empresários, além de direcionar a agenda de trabalhos da Federação.

 

O processo de construção do Mapa contará com reuniões de conselhos empresariais temáticos e regionais do Sistema FIRJAN, para garantir representatividade industrial e legitimidade ao documento. A entrega do Mapa acontecerá em maio, marcando as comemorações do mês da indústria. Confira o processo completo de construção:

 

 

Sobre o projeto

 

O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006 para apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas do estado do Rio, norteando a estratégia de atuação do Sistema FIRJAN num horizonte de 10 anos. Na época, o cenário era de decadência política e econômica, com problemas de gestão e segurança pública. O documento mostrou as principais necessidades da indústria e da sociedade, acompanhadas de propostas de ação. 

 

Agrupadas em 13 temas estratégicos, as propostas foram detalhadas e encaminhadas às principais lideranças políticas do estado e do país, incluindo os candidatos ao governo estadual e à presidência da República nas eleições de 2006. Das ações previstas, 74% foram concluídas ou registraram avanço. Durante o período contemplado pelo documento, o cenário passou pela recuperação econômica do estado do Rio, pelo alinhamento entre as três esferas de governo e a escolha para sediar as Olimpíadas.  

 

Agora muita coisa mudou. E é hora de construir um novo Mapa para superar os desafios que se apresentam e retomar o crescimento.

 

Confira aqui o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2006-2015. 

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.