Notícias

ATA CARNET: DOCUMENTO ADUANEIRO É EMITIDO DE FORMA PIONEIRA PELO SISTEMA INDÚSTRIA

 

O documento permite que itens como amostras comerciais, bens utilizados em exposições, feiras e congressos, bem como equipamentos profissionais possam entrar e sair, temporariamente, de mais de 74 países. Ou seja, todas as formalidades aduaneiras de pessoas físicas e jurídicas são resolvidas com apenas um documento.

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a emissora exclusiva do documento no Brasil – o primeiro país do Mercosul a adotar o instrumento – por meio das Federações da Indústria. Assim, a FIRJAN será o único emissor no estado do Rio.

 

Segundo a coordenadora de produtos e serviços internacionais da FIRJAN Internacional, Rachel Brasil, o documento é um avanço na facilitação do comércio:

 

“O Ata Carnet veio para agilizar e tornar mais seguras as exportações e admissões temporárias. A emissão do documento é feita pela internet, de forma prática e rápida. Além disso, cada Ata conta com um seguro garantia que assegura a eventual necessidade de pagamento de tributos”.

 

Vantagens

 

O Ata Carnet é emitido via internet, de maneira simples e segura.

 

Para as empresas, reduz o risco de apreensão/retenção de mercadorias em aduanas, o custo da circulação internacional de bens e o tempo no preparo de documentação para exportação e importação temporária.

 

Para as pessoas físicas, possibilita segurança e a garantia de estar com toda a documentação adequada.

 

E para o governo, atende normas internacionais, reduz a burocracia na aduana brasileira, facilita a realização de eventos internacionais no Brasil e garante o pagamento de tributos de bens que eventualmente não retornem para sua origem.

 

Cobertura

 

O Ata Carnet cobre bens utilizados em exposições, feiras e congressos; materiais profissionais; bens importados para fins educativos, científicos, culturais ou desportivos. Por exemplo: materiais de atletas, equipamentos fotográficos e cinematográficos de jornalistas, instrumentos musicais, joias, roupas, quadros, veículos, entre outros.

 

 

Entre em contato conosco para saber sobre valores, prazos e formas de emissão:

(21) 2563-4229 / 4647 / 4227

atacarnet@firjan.org.br

 

 

Links sobre o Ata Carnet

Países participantes

Emissão de Ata Carnet

Mais informações

 

Assuntos relacionados

Certificado de Origem

Atestado de Não Similaridade

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.