INSCREVA SEU PROJETO PARA O PRÊMIO FIRJAN DE AÇÃO AMBIENTAL ATÉ 31/03

Participe do Prêmio Ação Ambiental 2017 inscrevendo iniciativas da sua empresa em prol do meio ambiente. As inscrições vão de 23/11/2016 a 31/03/2017.

 

O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental é uma iniciativa para difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

 

O Prêmio avalia as ações do setor empresarial e reconhece o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas que vão além das obrigações legais. Nas edições anteriores, a iniciativa contou com a inscrição de 195 projetos e premiou 24 empresas, considerando a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.

 

As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas para a edição 2017! Mostre o que sua empresa faz pelo meio ambiente e tenha seu trabalho reconhecido!

 

Categorias

 

Nesta quinta edição do prêmio serão contemplados projetos em cinco categorias:

 

• Gestão de Água e Efluentes: soluções inovadoras para o tratamento de águas e efluentes líquidos; produção de água de reúso; redução e racionalização do consumo; redução de descarte de efluentes; controle da poluição da água;

 

• Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: conservação; uso sustentável da biodiversidade; pagamento por serviços ambientais; ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade; acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais associados; recuperação de áreas degradadas; implantação de corredores ecológicos;

 

• Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética: gestão de emissões de GEEs, redução ou remoção de GEEs; substituição de insumos; eficiência energética; projetos de MDL;

 

• Gestão de Resíduos Sólidos: programa de coleta seletiva; reaproveitamento; valorização; eficiência do processo; tecnologias; logística reversa;

 

• Relação com Públicos de Interesse: projetos de envolvimento de comunidades ou desenvolvimento ambiental local; relação com cadeia de valor e fornecedores; relação com o consumidor final para o consumo sustentável; comunicação, sensibilização e envolvimento visando públicos internos ou externos; programas de educação ambiental.

 

Esse rol não é restritivo, apenas exemplificativo, podendo ser apresentados outros projetos que não os acima explicitados, mas que se enquadrem em uma das cinco categorias.

 

Critérios

Os critérios de avaliação dos projetos envolvem a sua apresentação, cumprimento dos objetivos, seu grau de replicabilidade, resultados mensuráveis, inovação e relevância, sendo observado desde o custo para a realização e manutenção do projeto até as características socioambientais da iniciativa.

 

Regulamento

Clique aqui e acesse o regulamento

 

Comissão avaliadora

A Comissão Avaliadora é composta por especialistas e representantes de instituições de notável relevância na área ambiental. Em breve, mais informações.

 

Contato

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones (21) 2563-4410 e (21) 2563-4157.

 

Vencedores

Os vencedores serão revelados durante a cerimônia de premiação, no segundo trimestre de 2017.

Copyright © 2017 SIGRAF - Todos os Direitos reservados - Desenvolvido por SENAI-RJ.